Páginas: [1]
Ir para o fundo
Tem de fazer Login ou Registar-se para poder responder a esta mensagem

Tópico: Cientistas inventam memória de PC com tamanho molecular.  (Lida 2084 vezes)

Offline VAMPIRO
Masculino ******
Deus!

" Rosto invisível..."

25/Jan/2007 - 12:39
Investigadores norte-americanos produziram, em fase experimental, uma memória para computador capaz de armazenar 2.000 palavras num circuito do tamanho de um glóbulo branco do sangue humano, indica hoje a revista Nature.
Esta memória, de tamanho molecular e com 160 quilobits de capacidade de armazenamento, foi desenvolvida por investigadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Para os seus autores, trata-se do circuito de memória mais denso fabricado até agora, mas só estará disponível a nível industrial por volta de 2020 ou, na melhor das hipóteses, em 2013.

O circuito de 160 quilobits é organizado de forma complexa, com 400 fios de silício a cruzar outros tantos de titânio sobre uma camada de comutadores moleculares.

Cada cruzamento de fios define um bit, que tem apenas 15 nanómetros de largura, ou seja cerca de um décimo-milésimo do diâmetro de um cabelo humano.

Os blocos de memória mais densos actualmente disponíveis têm cerca de 140 nanómetros de largura.

Diário Digital / Lusa

Registado
Offline jackielovesricks
Feminino *
Novato

Re: Cientistas inventam memória de PC com tamanho molecular.
Resposta nº1: 25/Jan/2007 - 13:29
puxa vida hein!!!!! clap
qdo será que vão explorar os angstrons Huh
  Kiss
Registado
Offline VAMPIRO
Masculino ******
Deus!

" Rosto invisível..."

Novo chip é do tamanho de uma célula .
Resposta nº2: 30/Jan/2007 - 14:49
O chip com maior capacidade e simultanemente menor tamanho criado até hoje foi apresentado na Califórnia, EUA.

Tem o mesmo tamanho do que uma cálula sanguínea, mais especificamente um glóbulo branco, adiantam os cientistas, e é capaz de armazenar 160 quilobits, o que resulta numa densidade de 100 gigabits por centímetro quadrado.

O novo chip, para o qual não se prevê aplicação prática imediata, foi desenvolvido numa parceria entre uma equipa do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e da Universidade da Califórnia (UCLA).

Métodos e conclusões da investigação, apresentada na semana passada, serão publicados na edição da próxima quinta-feira da Nature.

Na célula, a título de exemplo, é possivel armazenar um arquivo da Declaração de Independência dos Estados Unidos e ficar com espaço livre, informou o Caltech em comunicado.
No entanto, a possibilidade de que a célula seja usada em breve num computador é remota, afirmou o químico e docente do instituto, James Heath, que liderou a investigação.

"É o tipo de artefacto que a Intel pensará em fabricar no ano 2020", afirmou Heath. "Mas, por enquanto, vai além da nossa meta de aprender a fabricar circuitos electrónicos funcionais de dimensões moleculares", acrescentou.

Ciberia
Registado
Offline marinheiro
Masculino ******
Deus!

2B || !2B...

Resposta nº3: 30/Jan/2007 - 16:15
puxa vida hein!!!!! clap
qdo será que vão explorar os angstrons Huh
  Kiss

a meu ver, nunca, visto que o angstrom é uma unidade de medida...
Registado
Offline jackielovesricks
Feminino *
Novato

Resposta nº4: 30/Jan/2007 - 20:42
Pois é, a menor unidade de medida que eu conheço.... não sei se existe algo mais pequeno...,mas foi isso que eu queria dizer e talvez não tenha bem dito!!!!
Qdo será que inventarão memórias com dimensões ao nível de angstrons?Huh
T+
Registado
Offline marinheiro
Masculino ******
Deus!

2B || !2B...

Resposta nº5: 01/Fev/2007 - 00:19
há unidades de medida ainda menores que essa...

angstrom=100 pm=10-10 -> comprimento de onda dos raios-x
picometro (pm)=10-12 -> comprimento de onda dos raios gama
fentometro (fm)=10-15 -> raio de um protão
attometro (am)=10-18 -> acho que é o tamanho maximo atingido pelos quarks (não tenho a certeza...)

depois ainda há:

zeptometro (zm) e o yoctometre (ym) (acho que é assim que se escrevem) iguais a 10-21 e 10-24, respectivamente...

o menor valor que conheço em unidades de comprimento é a constante de plank, que é igual a 1.6x10-35

fonte: o meu neurónio esquerdo...
Registado
Páginas: [1]
Ir para o topo
Tem de fazer Login ou Registar-se para poder responder a esta mensagem
« anterior seguinte »

Pesquisa Avançada

1