Páginas: [1] 2  Todas
Ir para o fundo
Tem de fazer Login ou Registar-se para poder responder a esta mensagem

Tópico: Bolas nos cabos de alta tensão  (Lida 3032 vezes)

Offline Walker(Pt)
Masculino ****
Curioso

Olá a todos. Divirtam-se é o que temos de melhor.

21/Dez/2006 - 23:56
A minha mulher aqui a um tempo atrás colocou-me uma questão que não sei como lhe responder, mas para vos ser sincero também eu já andava curioso com esta situação, e o meu maior medo é que o meu filho me faça a mesma pergunta e eu não lhe saiba responder e estão a ver o problema, Hhaa afinal não sabe tudo, e isto levanta logo uma serie de problemas.
Já perguntei a alguém que me disse que eram flutuadores por causa da formação de gelo e que estavam cheios de hélio, mas não fiquei satisfeito porque os postes de alta tensão levam por exemplo 9 cabos 4 paralelos e um em cima dos postes os que ficam logo abaixo do mais alto e central dá-me a ideia serem da mesma grossura deste ultimo os outros mais grossos, e nem todos levam as bolas, depois nalguns casos estão em cima de vias, mas parece-me que nem sempre e depois são brancas e vermelhas resumindo alguém por aqui sabe a verdadeira história das bolas dos postes de alta tensão?
Registado
Offline marinheiro
Masculino ******
Deus!

2B || !2B...

Re: Bolas nos cabos de alta tensão
Resposta nº1: 22/Dez/2006 - 00:19
pelo que me explicou uma vez um técnico da edp, são pontos de controlo com um aparelhometro qualquer lá dentro... em caso de problemas com o cabo, servem para saber na central qual o ultimo ponto de controlo que está a funcionar correctamente e ir directamente à zona problemática...
Registado
Offline Hatlas
Masculino *****
Moderador Global
Deus!

Agere non loqui

Resposta nº2: 22/Dez/2006 - 00:29
Sempre me disseram que eram para as avionetas verem os cabos e não irem lá embater, tal como as torres tem uma luz vermelha, os cabos tem as bolas.

pelo que me explicou uma vez um técnico da edp, são pontos de controlo com um aparelhometro qualquer lá dentro... em caso de problemas com o cabo, servem para saber na central qual o ultimo ponto de controlo que está a funcionar correctamente e ir directamente à zona problemática...

Esses pontos de controlo não são montados nos postes?
Última modificação: 22/Dez/2006 - 00:34 por Hatlas Registado
Offline marinheiro
Masculino ******
Deus!

2B || !2B...

Resposta nº3: 22/Dez/2006 - 00:46
em relação às avionetas, acredito mais que fosse para os cabos serem detectados pelo radar de bordo, so que há locais em que nenhum dos cabos entre 2 torres tem a dita bola...

as bolas, pelo que sei, estão colocadas a espaços regulares... as torres não, depende do terreno...
Registado
Offline Walker(Pt)
Masculino ****
Curioso

Resposta nº4: 22/Dez/2006 - 02:10
Pela resposta do marinheiro, já faz mais sentido, sobre as avionetas pensei nisso mas como alguns estão afastados de aeroportos aerodromos e heliportos não fazia assim tanto sentido para que fosse por causa dissso todos os cabos deveriam ter mas as linhas que sam desses postes já não têm bolas e esses continuam a ser perigosos.

Mas continua a duvida das cores e se é um ponto de controle porquê de tantas bolas entre dois postes e de seguida um espaço enorme.

As bolas estou a lembrar-me que me parece que as brancas estão sempre? de um lado e as laranja do outro amanhã confirmo.

Mas começo a ficar mais convecido com a hipotese do marinheiro. É que ainda por cima não tenho visto nenhuma equipe a trabalhar nos postes.
Registado
Offline Hatlas
Masculino *****
Moderador Global
Deus!

Agere non loqui

Resposta nº5: 22/Dez/2006 - 10:02
No aerodromo da ponte de sôr existe grande quantidade dessas bola nos cabos que passam perto ( a algumas centenas de metros) e depois nas zonas fora das rotas já não existem.  Mas vou perguntar a uns amigos que trabalham numa empresa que executa esse tipo de trabalho e que tem um grande estaleiro aqui na zona industrial. Até pode existir bolas para sinalizar os cabos e outros para o dito controlo.
Registado
Offline Hatlas
Masculino *****
Moderador Global
Deus!

Agere non loqui

Resposta nº6: 22/Dez/2006 - 11:27
Nome tecnico: esferas de sinalização. São brancas e vermelhas (com o tempo ficam alaranjadas) tal como as fitas de sinalização são traçadas a branco e vermelho.

3.      Procedimento de Execução do Serviço:

3.1  Material

As esferas de sinalização  são compostas de duas semi-esferas de plástico. Devem possuir peso bastante reduzido (aproximadamente 4 kg), cor laranja e serem providas de duplo sistema de fixação e também furos para drenagem.

3.2  Localização

As esferas de sinalização devem ser instaladas nos locais onde a visibilidade dos cabos é prejudicada e existe a possibilidade de vôos de baixa altura ou aterrissagem de emergência. Esses locais são definidos como travessias de vales, córregos, rios, ferrovias, rodovias e proteção de dutos em geral.

No projeto da linha de transmissão poderá ser encontrada a indicação do vão onde as esferas serão instaladas, bem como detalhe de travessia específico aprovado pelo órgão fiscalizador / concessionário.

3.3  Aplicação

Caso o projeto ou o detalhe de travessia não indiquem o contrário, as esferas de sinalização devem ser instaladas no vão em número de três. Uma no centro da flecha do cabo, as outras duas eqüidistantes a 40m do centro. Nos cabos singelos elas são instaladas em série e nos duplos e triplos alternadamente em cada cabo.

A fixação da esfera ao cabo é feita por intermédio de duas flanges instaladas em suas extremidades e devem ser aparafusadas ao cabo. Complementam a fixação as alças preformadas que devem ser espiraladas sobre o condutor.

Deverá ser observada sua correta fixação ao cabo a fim de evitar deslocamento longitudinal ou o movimento rotativo sobre seu eixo, causado pela ação do vento que podem prejudicar a visualização ou provocar fadiga nos cabos condutores.

Observação: Uma alternativa à instalação das esferas de sinalização com os cabos já lançados é a sua instalação ainda no chão. Sendo o vão de amarração, o construtor poderá adotar tal procedimento, cortando o trecho correspondente no chão e posteriormente lançá-lo e amarrá-lo, já com as esferas em suas posições definitivas.

4.      Itens de Avaliação do Serviço:

Item de Verificação
 Tolerância
 Recomendações

Verificar a qualidade do material.
 -
 Substituir a peça, se necessário.

Verificar a correta fixação da esfera ao cabo condutor.
 -
 Aperto dos parafusos das flanges e / ou correta aplicação das alças preformadas.

Verificar furos para drenagem.
 -
 Desobstruir os furos.

Verificar local de montagem e posição no vão, conforme detalhe.
 -
 Alterar, se necessário.

Fonte :M&C Engenharia Ltda   
Registado
Offline VAMPIRO
Masculino ******
Deus!

" Rosto invisível..."

Resposta nº7: 22/Dez/2006 - 11:34
Tá certo........  Fixe!
Registado
Offline marinheiro
Masculino ******
Deus!

2B || !2B...

Resposta nº8: 22/Dez/2006 - 14:39
atlas em grande Fixe!
Registado
Offline shad55
Masculino **
Agarrado

Resposta nº9: 22/Dez/2006 - 15:07
as bolas nos postes de alta tensao... penso que e por causa dos veiculos aereos (avionetas)...
mas nao tenho a certeza
Registado
Offline scorpione
Feminino *****
Moderador Global
Deus!

Ao terceiro toque deixe mensagem. Not a nanny -II

Resposta nº10: 22/Dez/2006 - 17:28
as bolas nos postes de alta tensao... penso que e por causa dos veiculos aereos (avionetas)...
mas nao tenho a certeza
Oi! Cheesy

Leste o tópico todo Huh Apenas curiosidade minha . Roll Eyes Assobio Assobio Assobio

Fiquem bem Piscar o Olho
scorpione Tongue
Registado
Offline shad55
Masculino **
Agarrado

Resposta nº11: 22/Dez/2006 - 17:50
so li o topico principal nao li as respostas... mas plos vistos tambem axo que me enterrei um bocado... Corado
Registado
Offline marinheiro
Masculino ******
Deus!

2B || !2B...

Resposta nº12: 22/Dez/2006 - 17:53
pois, convém que se leia tudo...
Registado
Offline scorpione
Feminino *****
Moderador Global
Deus!

Resposta nº13: 22/Dez/2006 - 17:54
so li o topico principal nao li as respostas... mas plos vistos tambem axo que me enterrei um bocado... Corado
Oi! Cheesy

É escusado comentar. Já vi que entendeste porque te perguntei, e que da próxima vez tenta ler um bocadito mais antes de responderes. Cool

Fiquem bem Piscar o Olho
scorpione Tongue

Registado
Offline mendex
Masculino ***
Viciado

Olá

Resposta nº14: 22/Dez/2006 - 19:27
Penso que é mesmo para serem vistos.

Se repararem ficam sempre junto a pontes ou viadutos (onde podem passar avionetas a baixa altitude e não necessariamente por ter aeródromos perto, p.e. para aplicar química nas plantações) e sobre as estradas (por causas de transportes especiais).
Registado
Offline Hatlas
Masculino *****
Moderador Global
Deus!

Agere non loqui

Resposta nº15: 22/Dez/2006 - 19:40
Penso que é mesmo para serem vistos.

Se repararem ficam sempre junto a pontes ou viadutos (onde podem passar avionetas a baixa altitude e não necessariamente por ter aeródromos perto, p.e. para aplicar química nas plantações) e sobre as estradas (por causas de transportes especiais).

Olha que a scorp responde-te  O QUÊ?
Registado
Offline mendex
Masculino ***
Viciado

Olá

Resposta nº16: 22/Dez/2006 - 22:42
De facto só tinha lido as primeiras mensagens  Assobio
Registado
Offline Walker(Pt)
Masculino ****
Curioso

Resposta nº17: 22/Dez/2006 - 22:56
Esta noite vou dormir muito mais tranquilo, finalmente desvendado o mistério das bolas nos cabos de alta tensão.

Hatlas, nem sabes como te agradeço, agora sei que não farei má figura perante o meu filho, coisa capital para qualquer Pai.

Por isso, toma lá um k+   Piscar o Olho

Aquela situação apresentada pelo marinheiro de serem pontos de controle até que não era descabida de todo mas tinha aquelas nuances.
Registado
Offline scorpione
Feminino *****
Moderador Global
Deus!

Resposta nº18: 29/Dez/2006 - 02:22
Olha que a scorp responde-te  O QUÊ?
Oi! Cheesy

Já não foi necessário. Assobio Assobio Assobio Tongue

Fiquem bem Piscar o Olho
scorpione Tongue
Registado
Offline Mayf
Feminino ****
Curioso

upppssss... mhuuuu... !!!

Resposta nº19: 20/Jan/2007 - 20:11

Corado Corado Corado Corado Corado Corado

mas será que eu sou a unica imaginativa que deu 1 segundo significado ao titulo deste tópico  Huh

Só pensei: "fogo... isso deve ser lixado... vai pa lista de vinganças...."  Grin

Assobio
Registado
Páginas: [1] 2  Todas
Ir para o topo
Tem de fazer Login ou Registar-se para poder responder a esta mensagem
« anterior seguinte »

Pesquisa Avançada

1